Racha na corrente lulista pode fazer Tarciso sair da eleição no PT/ES

Não deixe de ler - guarde esta matéria

O Processo de Eleição Direta (PED) do PT Estadual pode ficar sem um de seus concorrentes. O comentário nos bastidores da disputa é de que o secretario Estadual de Trabalho e Ação Social, Tarciso Vargas (foto), pode deixar a disputa. O racha na corrente lulista, à qual o secretário pertence, com a colocação de outro nome na disputa, esvaziou sua candidatura.

Embora o grupo de Tarciso tenha deliberado por apoiá-lo na disputa, a colocação do nome do subsecretario de Direitos Humanos da presidência da República, Perly Cipriano, mudou o quadro na sucessão pelo comando da sigla no Estado. Ex-presidente do PT e com um perfil voltado para o partido, Perly conseguiu agregar força política em sua campanha e o apoio da militância.

Como secretário de estado, Vargas tem uma postura mais institucional. Foi justamente esta posição que fez com que Perly lançasse sua candidatura. Perly considerou precipitada a decisão surgida no encontro do partido que deliberou pelo apoio à candidatura do vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB) ao governo do Estado, em 2010.

O secretário, na ocasião, foi um dos principais articuladores do governo em favor de Ricardo, enquanto o grupo lulista defendia a candidatura própria do PT ao governo, tendo o prefeito de Vitória, João Coser, como cabeça de chapa. Com isso, o grupo, que antes estava fechado em torno do nome de Tarciso, como na eleição passada, em 2007, acabou rachando.

A estratégia de Vargas seria a de desistir do pleito, favorecendo os adversários de Perly, sobretudo o atual presidente da sigla, deputado estadual Givaldo Vieira, que concorre à reeleição pela corrente "Mensagem ao Partido" e que já tem o apoio dos petistas independentes e da corrente "Democracia Socialista" (DS).

Os comentários sobre a possível saída de Tarciso do PED surgiram durante a visita do presidente Lula ao Estado, nessa terça-feira (1). Tarciso convidou Givaldo para uma foto ao lado do presidente Lula, o que, para a militância, serviu de recado.

A desistência de Vargas em favor de Givaldo seria um grande trunfo do atual presidente em uma disputa que promete ser acirrada. Assim como em 2007, a expectativa é de que a eleição seja realizada em dois turnos. Givaldo e Perly são os mais cotados para a segunda etapa. Em 2007, o grupo de Givaldo disputou com o candidato da corrente "Articulação de Esquerda", que apostou no nome do ex-deputado estadual José Otávio Baioco.

Este ano o grupo retomou o projeto, mas desta vez a candidatura forte de Perly e o crescimento da corrente lulista no Estado podem colocar um novo cenário no segundo turno do PED. A eleição será no dia 22 de novembro próximo. Já a segunda etapa será no dia 6 de dezembro.

Xerox: : Seculodiario

Nenhum comentário:

Postar um comentário