Moção do PT Guarapari

Dia 27 deste, teremos o Encontro de Definição de Tática Eleitoral.
Com a declaração de permanência no cargo, o governador põe abaixo toda articulação da CEE para as eleições estaduais em 2010.
Cabe agora aos companheiros deste encontro corrigir os nossos caminhos.
Diante do quadro o PTGuarapari faz um apêlo aos militantes e especialmente aos delegados com a seguinte moçao:


"Queremos, por isso mesmo, um partido amplo e aberto a todos aqueles comprometidos com a causa dos trabalhadores e com o seu programa. Em conseqüência, queremos construir uma estrutura interna democrática, apoiada em decisões coletivas e cuja direção e programa sejam decididos em suas bases."
(Texto extraído do manifesto aprovado pelo Movimento Pró-PT em 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion (SP), e publicado no Diário Oficial da União de 21 de outubro de 1980.)

 

Quando em setembro de 2009 houve por parte da direção estadual do PT a decisão autocrática, impondo ao conjunto do partido decisões que desrespeitavam cláusulas estatutárias e às orientações aprovadas pelo Diretório Nacional, fomos   o único Diretório a demonstrar  formalmente nossa preocupação, não só com o equivoco tático, mas também com a pratica política estabelecida dentro do partido.

As últimas declarações do governador fizeram cair por terra a premissa que norteou a geopolítica de gabinete que o Partido dos Trabalhadores tanto condenou e acabou deixando-se levar dentro da lógica perversa de que “o fim justifica os meios”.

A declaração do governador de que apoiaria uma candidatura do PDT ao governo do estado  - sem precisar  a data (precisava?), mostra muito bem a fragilidade das alianças pessoais que foram construídas. Em especial aquelas que dividem para imperar e desgastar a unidade do PT. Quem nunca gostou do PT não vai fazê-lo agora no ocaso de um governo.

Nossos estrategistas conseguiram transformar um partido que foi o grande vitorioso nas eleições de 2008, elegendo os prefeitos de 4 das 6 principais cidades capixaba (Vitória, Cariacica, Cachoeiro e Colatina),  um partido que  sempre foi protagonista, em um coadjuvante nas eleições de 2010.

É lamentável ver que, usando pretexto da eleição da companheira Dilma, anseio de todo militante petista, transformem nosso partido em um mero apoiador da política das oligarquias do estado.

Estamos nos transformando em nome desta submissão: calamos diante das denuncias de crime contra os direitos humanos e votamos contra eleições diretas nas escolas ( uma de nossas bandeiras históricas)...

Nós do PT-Guarapari esperamos que o Encontro do dia 29 de março de 2010 seja sábio em suas decisões.
Esperamos que os companheiros, diante da realidade que nos deprime e assusta, sejam capazes de reagir e traçar para o PT uma alternativa ao quadro construído pela Comissão Executiva Estadual, de um verdadeiro caminho na luta por mais democracia  e rumo à construção do socialismo democrático:

1 – Considerando a não candidatura do Ciro Gomes a presidente e da candidatura do Renato Casagrande ao governo estadual, somos favoráveis ao duplo palanque para a companheira Dilma ou a um reagrupamento da esquerda no Espirito Santo, conforme item 4 desde documento.

2 - Por uma aliança na proporcional que garanta espaço político no ES à altura da importância do PT capixaba e sustentabilidade a um futuro governo Dilma, Essa alinça proporcional não passa pelo PMDB, muito pelo contrário.

3 – Por um candidato PETISTA a senadoria. Temos quadros à altura, como Perly Cipriano, Iryni Lopes, Guilherme Lacerda, Givaldo e Dudé, sem precisarmos abrir mão de nossos prefeitos.

4 -  O PT deve fazer todos os esforços para reagrupar uma frente de partidos de esquerda - PT,PSB,PCdoB,PDT - que constitui maioria esmagadora pelo resultado do último pleito de  2008 , sendo que a direção política dessa aliança deve caber ao nosso partido. Até junho temos tempo para construção desse palanque, sem a pressa afoita e ingênua que levou a uma aliança subalterna ao palácio do governador e que o seu "fico" desmanchou a frágil arquitetura política.

5 - Somos favoráveis a que o PT-ES mantenha a questão das alianças no Estado aberta por maior tempo, para que haja uma política de partido e não de  alguns líderes.

Esperamos que o impasse que nos colocaram, sirva de reflexão ao conjunto do partido, no sentido de conscientizar que sem a construção de um partido democrático, ligado as bases, voltado às aspirações das classes trabalhadoras , fatalmente seremos engolidos pela pratica política das oligarquias.

 

Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Guarapari
(Mensagem ao Encontro Estadual aprovado em Reunião do DM de 20/03/2010)

Um comentário:

Roberto soares disse...

Parabéns @os comapnheir@s pela manifestação clara e cosnsistente de suas posições. Tem faltado isso, memso entre os descontentes com o atual rumo imposto pela direção estadual do PT.
Talvez com mais manifestações assim ainda dê tempo para reverter o quadro.

E parabéns pelo blog. Também é algo que falta aos diretórios; iniciativas de comunicação e expressão.
Apenas uma sugestão: não estão muito visíveis as letras à direita do blog e a combinação de cores torna mais difícil a leitura.

Caso queiram, visitem meu blog: www. rscoelho.blogspot.com

Também publiquei lá uma matéria sobre a bárbarie nos presídios capixabs, com críticas a esses setores do PT que fecham os olhos para essas situações: http://rscoelho.blogspot.com/2010/03/horrores-do-espirito-santo-parte-i.html

Imagina se formos de fato parte de um eventual e indesejável governo Ferraço...

Saudações socialistas

Roberto Soares,PT/Vitória

Postar um comentário