Para PT-ES, volta ao poder em 2014 é mais importante que fazer senador em 2010 (?)

Ao que tudo indica, o projeto do PT estadual de criar condições para a eleição do prefeito João Coser ao governo do Estado, em 2014, superou em importância a meta do PT nacional de aumentar a base governista no Senado com a eleição de senadores petistas no maior número possível de Estados. Pensam assim até mesmo descontentes com o apoio a Ricardo Ferraço (PMDB).

Sinal disso foi um novo encontro realizado entre o presidente do Fundo de Pensão da Caixa Econômica (Funcef), Guilherme Lacerda, um dos insatisfeitos, e o vice-governador Ricardo Ferraço. A insatisfação do grupo não é exatamente sobre ao apoio ao candidato peemedebista e sim quanto à precipitação do debate.

Em relação à pretensão do PT nacional de aumentar o número de senadores do partido, para garantir a governabilidade da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, caso ela vença a eleição, trata-se de idéia que não prosperou no Espírito Santo.

Mesmo com a brecha aberta pelo governador Paulo Hartung, ao afirmar que não disputaria o Senado, nenhuma liderança do PT reivindicou o espaço aberto. Espaço que já foi prontamente preenchido com a insistência de Hartung no lançamento do nome do ex-prefeito de Colatina Guerino Balestrassi para a disputa.

No PT capixaba, foi mais forte a decisão do grupo do prefeito João Coser de preparar o caminho para que o partido volte ao governo, não agora em 2010, mas em 2014. Para isso, as conversas giram em torno da composição da chapa de Ferraço, e um dos nomes mais cotados para ocupar a vaga de vice é o do deputado estadual Givaldo Vieira, figura de destaque no grupo de Coser.

Givaldo Vieira na vice seria a garantia de que João Coser encabeçará uma chapa majoritária em 2014. A idéia, que em principio não agradou à militância indisposta a aguardar mais quatro anos, defendendo a candidatura de Coser agora em 2010, começa a aceitar que a conjuntura não é favorável e o melhor caminho para o PT voltar a governar o Estado é o acordo com data marcada colocar o PT capixaba novamente no Executivo estadual.

OBS: A interrogação no titulo foi acrescida pelo blog

Xerox : Seculodiario

Um comentário:

Graça Andreatta disse...

Não sei qual é a militância que já está agradando da ideia, mas não deve ser muito consciente do que é pragmatismo eleitoral. Também pergunto se conhece os princípios do PT. Que algum companheiro seja levadoa ceder em alguns casos devido a sua posição, a militância entende, mas tomar atitudes deste porte sem a participação da militância petista ( e isto significa não apenas os dirigentes estaduais pois queremos uma democracia participativa e não representativa apenas) e depois do fato consumado procurar saídas, não é "auspicioso".
Um abraço socialista
Graça Andreatta

Postar um comentário