Moção do PT de Guarapari .

"Queremos, por isso mesmo, um partido amplo e aberto a todos aqueles comprometidos com a causa dos trabalhadores e com o seu programa. Em conseqüência, queremos construir uma estrutura interna democrática, apoiada em decisões coletivas e cuja direção e programa sejam decididos em suas bases."
(Texto extraído do manifesto aprovado pelo Movimento Pró-PT em 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion (SP), e publicado no Diário Oficial da União de 21 de outubro de 1980.)
Temos consciência de nossos acertos e de nossos erros, mas, acima de tudo temos a certeza que jamais nos desviaremos conscientemente do escopo principal daquela histórica reunião.
Temos tido informações, através da imprensa, que nos deixaram seriamente contrariados e trazem preocupações quanto à condução das articulações visando às eleições de 2010 que somadas à ausência de posições claras do Partido frente a situações que ocorrem em nosso Estado e que estão gerando um clima de inquietação naqueles que sempre acreditaram em nosso partido como o melhor caminho para a construção do socialismo democrático.
Tendo em vista que sempre zelamos pela democracia interna no Partido, jamais permitindo a instrumentalização de suas instâncias partidárias, temos encontrado dificuldade em explicar à nossa militância e tão pouco entender as decisões autocráticas que impõem ao conjunto do partido o constrangimento de desrespeitar cláusulas estatutárias e às orientações aprovadas pelo Diretório nacional.
O Diretório Nacional, através de resolução aprovada em 8 de maio de 2009, orientou:
"Em nível estadual, o processo estatutário de definição das candidaturas majoritárias e proporcionais do PT somente terá inicio após o 4º. Congresso Nacional do PT, a ser realizado de 18 a 21 de fevereiro de 2010. Havendo consenso no âmbito estadual quanto à definição da candidatura majoritária, à política de alianças e à tática eleitoral, a Direção Nacional poderá autorizar excepcionalmente a alteração no disposto neste item."
"De acordo com o artigo 142 do Estatuto do PT, quando 1/3 (um terço), no mínimo, dos membros do Diretório ou da Comissão Executiva Estadual apresentar proposta de apoio a candidato a Governador de outro partido, deverá ser realizado, antes da abertura de inscrições a pré-candidatos, um Encontro Estadual para definir a política de alianças e a tática eleitoral, denominado Encontro de Definição de Tática Eleitoral."
"A data final para apresentação de eventuais propostas de apoio será definida, em cada Estado, pela CEE respectiva, devendo estar situada entre os dias 22 de fevereiro e 21 de março de 2010."
Portanto, entendemos que a decisão de retirada de candidatura pode até ser uma decisão autocrática, mas a decisão de apoio ou não a uma candidatura majoritária de outro partido deve ser democrática e resultado de uma ampla discussão com o conjunto do partido, razão pela qual reivindicamos o legítimo direito de respeito às instâncias, hierarquia, documentos e em especial as orientações contidas na resolução do Diretório Nacional de 08/05/2009.

Diretório Municipal de Guarapari-ES - Partido dos Trabalhadores-PT

5 comentários:

Graça Andreatta disse...

Parabéns PT Guarapari, pelas decisões tomadas de
divulgar o manifesto em todas as instâncias estaduais do PT e também pela participação nas chapas do PED.
Ficou muito interessante o poema de Mayakovski nesta página. Um poema sempre diz muito em poucas palavras.

Somos vigilantes para não permitir que entrem em nosso jardim, e atuantes para não deixar que nos cortem a garganta.
Um abraço a todos e, principalmente ao PTista ausente.
A luta continua. Participe! Reunião toda primeira segunda feira do mês, na sede em Guarapari.
Um abraço

Graça Andreatta

Graça Andreatta disse...

Um comentário específico para nós mulheres:
PeTista mulher!

Participe do seu ParTido, vamos formar um grupo de mulheres para defender as companheiras que ainda são vítimas de costumes arcaicos e violentos.
A firmeza e a ternura de nossa luta vai modificar muitas vidas.
Participe!O PT Guarapari tem reunião toda primeira segunda feira de cada mês às 19h. Aguardamos você.
Graça Andreatta

Anônimo disse...

Sou novo na cidade. Onde fica esta sede?

Arivald - Presidente doPT Guarapari disse...

Sede do PT:
Rua Santana do Iapó (Rua do Hospital São Judas Tadeu)
Mesmo prédio do SINTRACONST (Sind. Trab. Construção Civil)
Reuniões: TODA 1ª SEGUNDA-FEIRA DE CADA MÊS.
Arivald - Presidente PT Guarapari

Chico Almeida disse...

Aqui de Brasília quero parabenizar meus bons e velhos companheiros e companheiras de Guarapari que continuam construindo sempre nosso partido. Já estou fora de Guarapari fazem 20 anos, mas continuo acompanhando esses movimentos.Nosso desafio agora é vencer as eleições gerais em outubro e garantir a continuidade das politicas públicas implantadas pelo companheiro Lula. Saudades de todos, espero rever os amigos e amigas em breve.

Abcs, Chico Almeida

Postar um comentário